"O Reno se lança no Tibre"


Fiquei muito feliz em saber da edição brasileira the "The Rhine flows into the Tiber", do padre norte-americano Ralph Wiltgen S.V.D. : O Reno se lança no Tibre: o concílio desconhecido. Niterói: Permanência, 2007. Primorosa diagramação, bela capa, preço razoável (R$30,00), esta obra nos conta, em 311 páginas, incluindo as notas, o desenrolar do Concílio Vaticano II e a proeminência das idéias dos episcopados alemão, holandês, belga, austríaco, francês e suíço nos textos finais do evento mais importante da história da Igreja do século XX. Obra importante devido a sua peculiaridade frente à hegemônica "História do Concílio Vaticano II" do grupo de historiadores de Bologna; não uma visão de todo diferenciada dessa "história", mas com novas perspectivas e informações sobre como as forças progressistas organizaram-se para imprimir seus desejos nos textos conciliares e como as hostes conservadoras se mobilizaram para tentar freiá-las. Wiltgen, fez um trabalho fantástico, na medida em que foi um observador direto do concílio. O verbita constituiu o que chamou de Divine World News Service (DWNS), uma agência de notícias sobre o concílio e que coletava informações dos padres conciliares, tanto liberais quanto conservadores. Em Roma, na Congregação do Verbo Divino, tive a oportunidade com Pe. Bossold, de dar uma olhada em todos os periódicos organizados por Wiltgen em várias línguas. Procurado constantemente pelos bispos conservadores, D. Antônio de Castro Mayer, D. Geraldo de Proença Sigaud e Mons. Marcel Lefebvre, já que estes não possuíam o aparato de informação gigantesco dos progressistas, o conhecido DO-C, Wiltgen publicou entrevistas de padres das várias tendências, o que demonstrava abertura e profissionalismo em seu jornalismo. Livro fundamental para quem deseja desenvolver um trabalho sobre o concílio, ou mesmo se informar mais profundamente sobre o evento que abalou o catolicismo mundial.

2 comentários:

R. B. Canônico disse...

Interessante. Realmente, o grande problema foi a ruptura que alguns quiseram dar ao Concílio, coisa que nunca ocorreu na prática. As pessoas que intencionavam isso, mesmo indo contra os textos conciliares, levaram a cabo seus intuitos, e os frutos ocorreram: 1/3 dos padres e religiosos perderam suas vocações. Graças a Deus os Papas João Paulo II e agora Bento XVI colocaram 'o trem nos trilhos', novamente. Há muitoa se fazer, mas muito já foi feito. Abraços!

R disse...

gosto mito do seu estilo e jeito de pensar . A montfort é muito seca e o veritatis faz acrobacias para defender o concílio ! vc é moderado e tem bom senso . O seu blog agora é esse ?