Sobre a dita "lei natural"

Primeiro: gostaria de indicar um site muito interessante dedicado aos estudos de Santo tomás de Aquino e sua grandiosa obra: http://www.aquinate.net/. Muuuuito bom!

Segundo: Ando interessando-me sobre a questão da "lei natural". Nós, historiadores, temos uma dificuldade enorme em aceitar teorias nas quais defendem que o homem, já sendo homem, tem "inscrito no coração" uma lei que deve ser cumprida. Já me abri muito nessa perspectiva, que é a perspectiva católica, baseada no pensamento aristotélico e escolástico. Contudo, preciso de mais referências sobre o tema. Indico um livro italiano aqui. O primeiro que leio sobre o tema, e que me ajudou muito. Claro que além dele temos a Encíclica Veritatis Esplendor de João Paulo II. Enfim, quem puder me ajudar, indique algo!

SCANDROGLIO, Tommaso. La legge naturale: un ritratto. Verona: Fede & Cultura, 2007.

1 comentários:

R. B. Canônico disse...

Caro Rodrigo,

A propria enciclica "Fides et Ratio" é uma especie de continuação temática da 'Veritatis Spendor'. Talvez valha a pena.

O assunto que você precisa buscar é, especificamente, Antropologia Teológica. Sei que há um livro, em espanhol, de autoria de Javier Echevarria (que, aliás, é o atual prelado do Opus Dei) sobre o tema. Recomendável. POsso ver mais, e indico. Ah, e não se esqueça de buscar pelos módulos de antropologia da escola Mater Ecclesiae, do já saudoso D Estevão (Deus o tenha!)

Mas, a dificuldade de muita gente é que para haver uma lei, deve haver um legislador. NO caso da Lei Natural, seria o próprio Deus. Os ateus, que tendem a negar a liberdade, tem severas dificuldades nessa questão e caem no relativismo, afinremando que a moral é produto da cultura.

Abraços!