Poulat e o integrismo nas origens


Se deseja um livro que explique o integrismo em seus fundamentos primeiros, e que vai refletir em Lefebvre e cia, nada melhor que uma das obras centrais de Émile Poulat intitulada Intégrisme et catholicisme intégral. Nela o historiador aborda a La Sapinière (1909-1921), a rede secreta internacional antimoderna, encabeçada por Humberto Benigni, surgida no pontificado de Pio X e desmantelada por Bento XV. A rede tinha como escopo principal lutar contra o movimento modernista e levou à cabo um verdadeiro "caça às bruxas", denunciando padres, seminários e todos aqueles que simpatizavam com o pensamento de Alfred Loisy, Blondel e outros. O livro de Poulat traz uma série de cartas entre os integrantes da rede e autoridades eclesiásticas.

1 comentários:

R. B. Canônico disse...

Eu não simpatizo muito com o termo integrismo, não sei pq! Tvz pq ele seja usado de forma distorcida por aqui, não sei bem...

O fato é que, apesar de o erro de hoje ser o mesmo do começo do seculo (o modernismo), a forma como ele se apresenta é bastante distinta, ao meu ver.

Hoje ele surge de modo mais 'disperso',e por isso mesmo mais abrangente e perigoso. Se bem que de 20 anos pra cá muita coisa melhorou!

Abraços!