Dossiê Liturgia by Andrea Tornielli

Estudo interessante do vaticanista Andre Tornielli sobre a questão litúrgica, especialmente o lugar do latim. Em tempos de Summorum Pontificum é bom se informar corretamente sobre a história da reforma litúrgica de Paulo VI.

Eis o resumo do texto:

"A substituição do latim pelo vernáculo na liturgia da Igreja católica foi considerada por muitosuma medida infeliz e saudada por outros como um “aggiornamento” necessário para favorecer a participação do povo. Todavia, não foi uma decisão do Concílio Ecumênico Vaticano II. O latim ainda é a língua oficial da Igreja, ou pelo menos foi durante dezoito séculos. Cinco anos depois do Concílio, não havia mais sinal dele nos livros litúrgicos católicos. A eliminação total da língua dos antigos romanos aconteceu quase à surdina e em alguns casos contra a vontade do Papa Paulo VI, o qual estabeleceu que ela deveria permanecer ao lado do vernáculo no missal. Esta é a história da reforma e dos protagonistas de um período que marcou profundamente a vida da Igreja."

3 comentários:

Túlio Rossi disse...

Nossa! mto informativo seu blog! E eu publicando digressões pessoais, hehehe...
Obrigado pela recepção! vou colocar link no meu tb. Abraço!

R. B. Canônico disse...

Muito importante esses esclarecimentos, pois há muitos comentarios levianos por aí sobre a Reforma Liturgica e Paulo VI. Para nao dizer mentiras mesmo. Impressinante a capacidade de alguns em dar palpites sobre o que o Papa fez ou deveria fazer, com a maior tranquilidade do mundo e sem a menor reflexao.

Nada como uma fonte séria d eestudo.

E seguidamente assisto missas no Rito 'Novo' e em latim.

Abraços!

Erick Sávio disse...

paz e bem santo(a) irmão(ã), você foi o primeiro convocado a cotribuir para o site GUIA DE BLOGS CATÓLICOS que tem como iniciativa principal divulgar os blogs católicos existentes em nossa web.

pra contribuir para o site basta que você comente no site colocando o nome de seu blog o link e o feed(o feed só coloque se tiver) e nós iremos disponibilizar e divulgar seu blog para toda a web, AJUDE-NOS SANTA PESSOA.

link do nosso site: www.blogscatolicos.uni7.net/

venha ser mais um irmão a contribuir com nosso projeto.