Emendas de Paulo VI no De Oecumenismo

No final do penúltimo período conciliar (1964), além da nota praevia, Paulo VI tomou também outras medidas: deu o título de "Mãe de Igreja" à Maria, postergou a votação do esquema sobre a liberdade religiosa para 1965 e emanou algumas emendas ao esquema De Oecumenismo que geraria no final do período o famoso documento Unitates Redintegratio. Tudo isso num espaço de uma semana. Tal semana foi apelidada pelos padres liberais holandeses como "semana negra" (bem politicamente incorreto para os dias atuais, não?)

Tudo já estava pronto para a votação quando em 19 de novembro o secretário do concílio, Pericles Felici, as leu para a surpresa de todos. Ei-las:


“No n. 1 se dizia que ‘os discípulos do Senhor têm pareceres diferentes’; agora se diz: ‘Todos na verdade se professam discípulos do Senhor e têm’

No mesmo n. 1, alínea 2, se dizia: ‘Todos, porém...aspiram a uma Igreja’; agora se diz: ‘Quase todos...’

No fim da terceira alínea do n. 3 se dizia: ‘Tudo isso, que de Cristo provém e a Cristo conduz, pertence à única Igreja de Cristo’; agora se diz: ‘... pertence de direito à única Igreja de Cristo.

Na alínea seguinte se falava da graça e verdade ‘confiada à Igreja’; agora se diz: ‘confiada à Igreja Católica’.

Na alínea seguinte se falava do Povo de Deus, ‘ainda que sujeito ao pecado’; agora se diz: ‘ainda que nos seus membros sujeito ao pecado’.

No fim da alínea 4 do n. 4 se dizia da ação ecumênica e do apostolado de conversão que ‘ambas são obras inspiradas pelo Espírito Santo’; agora se diz: ‘ambas procedem da disposição admirável de Deus’.

Na alínea 8 do mesmo n. 4 se dizia antes que ‘é digno e salutar reconhecer as riquezas de Cristo e os dons do Espírito Santo na vida dos outros’; agora se diz: ‘... as riquezas de Cristo e as obras das virtudes na vida dos outros’.

Na alínea seguinte se dizia antes que não se passe por alto ‘o que o Espírito Santo realiza nos corações dos irmãos separados’; agora se diz: ‘o que a graça do Espírito Santo realiza nos irmãos separados’.

No n. 14 se dizia antes que no Oriente não poucas Igrejas particulares ‘se originam dos próprios Apóstolos’; agora se diz: “...se gloriam de ter origem nos próprios Apóstolos’.

Na alínea 4 do n. 15 se recomendava aos católicos ‘que se acheguem a estas riquezas espirituais dos Padres Orientais’; agora se recomenda ‘que se acheguem com mais freqüência ...’

No n. 16 se dizia que as Igrejas do Oriente ‘têm o direito e o ofício de se governar segundo as disciplinas próprias’; agora se diz que ‘tem a faculdade de se governar...’

No n. 17 se dizia que as várias fórmulas teológicas do Oriente e do Ocidente ‘mutuamente mais se completam do que se opõem’; agora se diz: ‘não raras vezes mutuamente...’

No n. 21, alínea 2, se dizia antes dos protestantes: que ‘pela moção do Espírito Santo, nas próprias Sagradas Escritura eles encontram a Deus que lhes fala em Cristo’; agora se diz: ‘Invocando o Espírito Santo, nas próprias Sagradas Escrituras eles procuram a Deus que como que lhes fala Cristo...’.

No n. 22, alínea 2, se dizia que as comunidades eclesiais separadas (do Ocidente), ‘embora não tenham conservado a plena realidade da Eucaristia...’; agora se diz: ‘embora não tenham conservado a genuína e íntegra substância do Mistério eucarístico...’”. Deve-se esclarecer que as emendas do papa não foram submetidas a nenhum sufrágio, mas sim inserida no texto que foi aprovado no dia 21 de novembro de 1964. "

Tais informações encontram-se nas crônicas conciliares de Frei Boaventura Kloppenburg, volume IV, p. 444-445.

Quem desejar aprofundar sobre a gênese do texto sobre o ecumenismo no Vaticano II confira: VELATI, Mauro. Una difficile transizione: il cattolicesimo tra unionismo ed ecumenismo (1952-1964). Bologna: Il Mulino, 1996.

1 comentários:

R. B. Canônico disse...

O mais impressionante disso tudo é saber que a ação do espirito Santo está por tras disso tudo.

Como são providenciais as sutis alteraçoes promovidas pelo Papa!

Realmente me interessei por esse livro de D Boaventura.

Um grande abraço!

E logo mando um email com material sobre a santificaçao do trabalho!