Rápidas

- Ex-alunos de doutorado e pós-doutorado de Joseph Ratzinger tomaram a iniciativa de constituir uma Fundação Ratzinger/Bento XVI a fim de estudar os textos do papa. O objetivo principal da fundação seria o de promover a teologia a partir do pensamento e espírito do papa.

- Na sessão Lectures do The Catholic Herald encontra-se belo texto do cardeal Walter Kasper sobre sobre John Henry Newman.

- Saiu um segundo volume das memórias do controvertido teólogo Hans Küng,e por sinal, bem caro (Disputed Truth: Memoirs Volume II, Continuum £30). Como se sucede com todos os teólogos "dissidentes", depois do "cala-te boca" vindo de Roma, Küng tornou-se mais influente e conhecido. Pra ver o "nível" de polêmica pelo qual Küng caminha aí vai uma citação: "the ominous Opus Dei ... this Fascist-type Catholic secret organisation". Sobre Ratzinger como prefeito para a Congragação da Doutrina da Fé exclama: "a technique of insinuation and a polemic of defamation which hardly allows him to recognise the truth of another position". É o espírito anti-romano, como diria von Balthasar, que perpassa a obra de Küng.

0 comentários: