Pio XII e o concílio


Em comemoração dos cinquenta anos da morte do papa Pio XII escrevo artigo sobre as relações do papado de Pacelli e o futuro Concílio Vaticano II.

A homilia de Bento XVI em ocasião da data pode ser lida em italiano aqui.


Pio XII e o concílio: uma necessária compreensão


Há cinqüenta anos, exatamente em 9 de outubro de 1958, morria Eugenio Pacelli, o papa Pio XII. Seu papado, não raramente, é julgado como um papado reacionário e conservador, como o último no qual ainda se fazia prevalente a noção de uma Igreja intransigente e não muito propícia ao diálogo com o mundo. Pio XII seria aquele último papa “ultramontano”, até mesmo interpretado de maneira antagônica à Igreja que surgiria com João XXIII e o maior evento da história da Igreja do século XX, o Concílio Vaticano II (1962-1965).

A noção de que o concílio “rompeu” com o passado é uma idéia recorrente. Essa imagem do Vaticano II é baseada em um juízo sobre o que significou o concílio no seio da Igreja. De fato, o evento conciliar foi um momento de profundas discussões sobre os rumos que a Igreja necessariamente deveria tomar para que a mensagem evangélica se tornasse mais clara para os homens modernos. Com o objetivo de ser um concílio “pastoral”, João XXIII quis dar o tom dialogal com o mundo, sem buscar promulgações de novos dogmas e condenações.

Visando um aggiornamento (atualização) das práticas e formas de se levar o Evangelho aos povos, o concílio pensou novas formas de apresentar o “depósito da fé” aos homens de seu tempo, como diz o próprio João XXIII no seu famoso discurso de abertura. De uma Igreja marcada pela referência à sua estrutura hierárquica, baseada na noção de societas perfecta do século XIX, aparece uma outra parte de seu rosto, uma Igreja de comunhão, uma Igreja “corpo místico de Cristo”, que está para além de suas estruturas. De uma Igreja concentrada na figura do papa, herdeira do Concílio Vaticano I (1869-1870) com seu dogma da infalibilidade papal, sai das sombras a Igreja da colegialidade, onde os bispos, cum Petro e sub Petro, são contemplados em sua importante missão pelo destino da Igreja universal.

Muitas são as mudanças, que seriam impossíveis de serem abordadas em um espaço de poucas linhas. O que interessa aqui é frisar que a nova forma da Igreja ver ela mesma não surge do nada, não cái pronta do céu, mas que num período anterior à realização do concílio, vai se desenvolvendo lentamente. E compreender melhor os significados do pontificado de Pio XII, o anterior ao de João XXIII e seu concílio, é também entender de melhor maneira os significados profundos da doutrina do Vaticano II. Pacelli não foi apenas aquele papa que condenava as novas tendências, como querem caricaturá-lo recorridamente. De fato, o tom antimoderno prevaleceu em muitos de seus documentos e atos, como por exemplo na encíclica Humani generis (1950), na qual dispara contra a Nouvelle Theologie. Contudo, seu reinado não se resumiu a este tom. Como todos os papados do século XX, o pontificado de Pio XII foi marcado por passos à frente e passos atrás, surgimento de esperanças, recusa do que colocaria em risco a doutrina.

Não é possível interpretar o concílio eximindo de uma leitura histórica anterior a sua própria realização. Assim, podemos citar três encíclicas fundamentais que marcaram o reinado de Pacelli e que aplainaram o caminho para as futuras discussões no evento conciliar: Divino Afflante Spiritu (1943), sobre os estudos bíblicos, Mystici Corporis Christi (1943), sobre o Corpo Místico de Cristo e Mediator Dei (1947), sobre a liturgia. A partir desses documentos, Pio XII aponta novas perspectivas e avança no diálogo com o mundo.

A partir dessas premissas, considerar o Vaticano II como um evento que irrompe na história sem apreender o fluxo histórico que leva à sua concretização é amputá-lo de seus significados mais profundos. Compreender o concílio exige uma compreensão mais profunda da atuação de Pacelli. Assim, muitos estudiosos e historiadores se voltam atualmente para apreender o significado histórico de Pio XII para o Concílio Vaticano II (Confira em www.comitatopapapacelli.org). Nesse ano comemorativo dos cinqüenta anos de seu falecimento o Conselho Pontifício de Ciências Históricas nas universidades pontifícias Gregoriana e Lateranense realizam um congresso sobre o magistério desse papa entre 6 e 8 de novembro. Além desse evento, será organizada uma exposição fotográfica com o título “Pio XII: o homem e o pontificado”, de 21 de outubro de 2008 a 6 de janeiro de 2009.

0 comentários: