História do pensamento católico no Brasil: campo a ser desbravado

A história do pensamento católico brasileiro ainda está por ser feita. Fora algumas obras gerais, como a do monge do Rio de Janeiro D. Odilão Moura, Idéias católicas no Brasil, e de Antônio Carlos Villaça, História do pensamento católico, reeditado há pouco tempo pela Civilização Brasileira, não encontramos nada mais substancioso sobre aqueles que formaram a "nata" da intelectualidade brasileira na primeira metade do século XX. Sobre o pensamento católico mineiro então, quase nada escrito, a não ser o livro resultante da tese de doutorado em História Eclesiástica de Frater Henrique Cristiano José Matos, Um estudo histórico sobre o catolicismo militante em Minas Gerais. (Por acaso sabiam que Georges Bernanos morou em Barbacena entre 1938 e 1945?) Tal campo de pesquisa é vastíssimo e merece maior atenção quando caminhamos para o aniversário de 100 anos da Carta Pastoral de D. Sebastião Leme, em 2016, que forneceu as pistas e deu os incentivos necessários para a formação dessa intelectualidade católica profundamente ciente da missão que deveriam cumprir naquele momento e que nos deram nomes como Jackson de Figueiredo, Alceu Amoroso Lima, Gustavo Corção, Hamilton Nogueira, João Camillo de Oliveira Torres, entre outros. Algumas dessas figuras ficaram no ostracismo da produção acadêmica posterior devido, principalmente, a pendões ideológicos que desencorajavam o estudo de seus pensamentos. Descobrir isso já se mostrou o começo do desbravamento necessário para uma compreensão mais vertical da história do catolicismo no Brasil.
* Fui alertado por um amigo muito atento (veja nos comentários) o esquecimento de uma importante obra sobre a história da religião no Brasil. É a História das Idéias Religiosas no Brasil, de João Camillo de Oliveira Torres.

3 comentários:

R. B. Canônico disse...

Excelente, Rodrigo!

Coincidentemente, eu assisti uma palestra sobre esse tema na semana passada. Iniciativas para promover esses grandes pensadores são fundamentais para fazermos justiça a eles!

Abraços

Anônimo disse...

E nós ajudaremos a desbravar esse terreno quase intocado, não é amigão? A riqueza do pensamento desses intelectuais precisa ser resgatada. Afinal de contas, não é somente a Memória que pode ser produzida... o Esquecimento também. Conte comigo, abs

Leandro.

Anônimo disse...

Rodrigo,

Você se esquece do livro do mesmo João Camilo: "História das idéias religiosas no Brasil".

Abs.

Davi