Rito antigo move fiéis

A possibilidade de celebrar a missa tridentina está fazendo muitos católicos se moverem em sua busca. Na Inglaterra e no País de Gales está circulando uma petição pedindo aos bispos que possibilitem mais usualmente a missa no rito antigo, pelo menos aos domingos. Segundo Eveline Booth, a idealizadora da petição, a experiência de uma missa no rito antigo "it was a much more reverent experience". Por acaso sabem se no Brasil existe alguma iniciativa parecida que não se concentre nos círculos "tradicionalistas"?
Outra notícia que também vem dos britânicos sobre a contenda da missa antiga é a da negativa dada pelos padres da proposta de se instituir uma igreja dedicada especialmente ao culto de São Pio V. Colocar em prática o moto proprio Summorum Pontificum não seria tão fácil como acreditavam os seus entusiastas.

1 comentários:

Morg Ana disse...

Ah, Rodrigo, eu bem que gostaria de assistir missa tradicional. Deve ser maravilhoso!

Olha, a missa que eu vou lá perto de casa é de doer. Ontem o padre anunciou que vai ter um grupo de pastores para fazer oração e cantar lá na igreja...isso não é ecumenismo! O padre manda fechar os olhos, o povo faz coreografia com mãozinhas para cima, enfim, nem dá gosto de ir. Deus me perdoe, mas é verdade. Gostaria de ir a uma missa bem feita, sem invencionices modernas.

Abraço!